Biblioteca

Formação e atualização do acervo

O acervo é constituído de acordo com os recursos orçamentários contemplando os diversos tipos de materiais em seus variados suportes. Estes materiais deverão servir de apoio informacional às atividades de ensino, pesquisa e extensão da instituição, além de resguardar obras oriundas da própria instituição.

A Biblioteca da FST estabelece as seguintes prioridades para aquisição de material as obras que façam parte do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) aprovado em todas as instâncias institucionais; periódicos, conforme indicação dos docentes e obras para cursos em fase de reconhecimento, credenciamento ou implantação.

Seleção Qualitativa

Para a garantia da qualidade do processo de seleção de materiais recomenda-se consideração como critério de seleção os títulos indicados nos projetos Pedagógicos de Curso, os Títulos previstos dos Cursos que estão programados para pedidos de autorização e, e ainda Clássicos de autores regionais na área de conhecimento de nossos cursos ou em abordagens transversais.

Seleção Quantitativa

Livros; Periódicos e demais materiais deverão sempre considerar a quantidade de usuários previstos para a utilização dos mesmos, garantindo que a circulação dos títulos, garanta acesso a todos.

As doações deverão seguir os mesmos critérios de seleção adotados como política de acervo, o material doado será analisado a fim de que possa ser incorporado no acervo. Após análise do material, a biblioteca poderá dispor o mesmo da seguinte maneira: incorporação ao acervo; doação para outras instituições; descarte; devolução ao doador.

Os títulos que forem recebidos como ofertas de permuta deverão ser submetidos aos mesmos critérios de seleção já mencionados, considerando também: publicações de áreas de pesquisa, ensino e extensão, relevantes à IES e originárias de instituições reconhecidas na área em questão; disponibilidade de material da instituição para realização da permuta; troca de modalidade de aquisição junto à instituição publicadora.

O acervo bibliográfico tem sua expansão prevista com alocação de recursos orçamentários constantes de cronograma econômico-financeiro da IES. A expansão da coleção se dará através da solicitação sistemática dos professores e coordenadores em razão da atualização do acervo nas áreas do conhecimento e para atender à demanda de novos cursos; bibliografias básicas e complementares de livros; periódicos impressos ou eletrônicos, cujos títulos já façam parte da lista básica, conforme indicação dos docentes; obras que sejam de interesse para os cursos ofertados pela IES. Está prevista a implantação no quinquênio deste PDI, da Biblioteca Virtual e da Biblioteca Digital.

Quanto à formação do acervo, o material bibliográfico da biblioteca é selecionado observando os seguintes critérios:

  • Adequação do material aos objetivos e níveis educacionais da instituição;
  • Autoridade do autor e/ou editor;
  • Atualidade;
  • Qualidade técnica;
  • Cobertura/tratamento do assunto;
  • Custo justificado;
  • Idioma;
  • Número de usuários potenciais que poderão utilizar o material;
  • Conveniência do formato e compatibilização com equipamentos existentes.

Processo pelo qual se excluem do acervo ativo, títulos e/ou exemplares, partes de coleção. É um processo contínuo e sistemático para conservar a qualidade da coleção, ocorrendo sempre devido à necessidade de um processo constante de avaliação da coleção e deve ser feito de acordo com as necessidades da Biblioteca.

Após ser avaliado criteriosamente, o material é retirado ou não incluído na coleção ativa. O descarte de material considera os seguintes critérios: Inadequação do conteúdo à instituição; obras em línguas inacessíveis; obras desatualizadas e que foram substituídas por edições mais recentes; obras em condições físicas irrecuperáveis; obras com excesso de duplicatas.

A descrição bibliográfica utilizada para catalogação de materiais é o Código de catalogação Anglo-Americano (AACR-2). O acervo se encontra disposto de acordo com a Classificação Decimal de Dewey (CDD), em conjunto com a tabela de Cutter para identificação de autores.

Periódicos On-line da Faculdade Santa Teresa

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt