A Faculdade Santa Teresa é uma instituição que tem entre seus princípios norteadores a inovação pedagógica e a formação de líderes empreendedores. Sendo assim, o Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Institucional se apresenta para materializar estes valores nos eixos ensino, pesquisa e extensão e fortalecer sua visão “Ser referência na formação de Líderes e Empreendedores no Estado do Amazonas” em diferentes áreas de atuação dos docentes, discentes, técnico-administrativos e comunidade externa em parceria com os mais variados stakeholders. O Núcleo de Empreendedorismo e Inovação da Faculdade Santa Teresa é organizado em diferentes ações em relação ao que se quer estimular em termos de empreendedorismo e inovação:

TALK Empreendedorismo e inovação

O Talk Empreendedorismo e Inovação da Faculdade Santa Teresa é um tipo de evento em que o diálogo coletivo sobre um tema é realizado e conta com participação de profissionais de mercado e intermediação de um mediador. Na Faculdade Santa Teresa, o Talk é um evento institucional realizado semestralmente e busca discutir experiências e conhecimentos relacionados ao empreendedorismo, inovação e liderança.

Exposição de Empreendedorismo e Startups

As exposições articuladas pela coordenação do núcleo de Empreendedorismo e Inovação busca ter a participação de parceiros empreendedores de negócios e startups locais. A intenção é fortalecer o empreendedorismo local e aproximar do corpo de alunos a possibilidade de empreender. Mostrar exemplos de negócios locais bem-sucedidos, influenciando a inovação e o empreendedorismo jovem.

Empresa Juniores e Federação Amazonense de Empresas Juniores

A Federação Amazonense de Empresas Juniores é o agente de transformação do Amazonas que potencializa e representa o Movimento Empresa Júnior no Estado. Tem como visão ser uma federação conectada que evolui como organização, que inspira e forma lideranças comprometidas com resultados, alinhados com o propósito, gerando valor para o ecossistema amazonense, pautado pelos princípios de inconformismo, propósito e resultados.

Nesta perspectiva, a implantação de empresas juniores é uma ação que depende da voluntariedade e interesse do aluno para sua materialização. Portanto, o Núcleo de Empreendedorismo e Inovação em conjunto com as coordenações de curso tem o desafio de articular esforços para materializar a formação e funcionamento de empresas juniores dentro da instituição.

Parceria com Organizações de Promoção ao Empreendedorismo

No mundo moderno as organizações estão cada vez mais conectadas em redes e são cada vez mais interdependentes entre si. E considerando o incremento da abordagem do tema Empreendedorismo e Inovação, a Faculdade Santa Teresa reconhece a importância de estreitar laços e favorecer networking com instituições que promovem, orientam e executam a empreendedorismo e a inovação no Estado do Amazonas. Por isso, abre suas portas para sediar eventos, convidar profissionais para atuarem como preletores nas ações desenvolvidas internamente bem como viabilizar visita técnica e usufruto a espaços destas organizações parceiras.

Rede Social do Núcleo

A Rede Social do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação é o espaço direto de divulgação das ações e eventos realizados pelo núcleo, além de se apresentar como uma estratégia de projeção institucional e associação da Faculdade Santa Tesa aos princípios de Empreendedorismo e Inovação. Está hospedada no Instagram e possui informações atualizadas com eventos internos e externos; oportunidades no mercado de trabalho, oferta de cursos, temas de interesse, dentre outros

Educação Continuada

A contribuição do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação se dará através da articulação para oferta de cursos de aperfeiçoamento e desenvolvimento profissional sobre os temas de empreendedorismo, inovação e liderança nas modalidades de palestras, oficinas, cursos e workshops com descontos de 20% (vinte por cento) para discentes, egressos e colaboradores. Essa ação é realizada em parceria com o Departamento de Aperfeiçoamento e Desenvolvimento Profissional da instituição.

Produção de Conteúdo

A produção de conteúdo e matérias publicitária para veiculação em mídias digitais e impressas sobre os temas Empreendedorismo, Inovação e Liderança também é uma ação do núcleo. Os conteúdos são produzidos por professores, coordenadores e alunos de cursos de graduação e pós-graduação que possuem qualificações e experiências práticas nos temas. Com essa iniciativa, busca-se estimular um diálogo multidisciplinar, além de intensificar a visibilidade institucional e a projeção pessoal dos envolvidos.

Atendimento ao Público Externo

O Núcleo de Empreendedorismo e Inovação conta com atendimento externo à comunidade de baixa renda no que concerne à qualificação e orientação nas seguintes áreas:

• Workshop Plano de Negócios no modelo CANVAS
  • Declaração de Imposto de Renda.