Faculdade Santa Teresa desenvolve plano de ação para o retorno às atividades presenciais

A Faculdade Santa Teresa já se prepara para o retorno das atividades acadêmicas presenciais. Uma série de medidas administrativas e pedagógicas estão sendo implementadas, para que estudantes, professores e colaboradores voltem às aulas presenciais de forma segura. A diretora geral da Faculdade Santa Teresa, Amanda Estald, explica que a instituição irá adotar o modelo de ensino híbrido, com atividades presenciais e remotas.

As atividades presenciais serão organizadas para atender as medidas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Dessa forma, enquanto um grupo assistirá as aulas de forma presencial, nas dependências da instituição, o outro grupo estará em atividade remota em tempo real, através da transmissão simultânea da aula. “Adotaremos a sistemática de revezamento, de modo a garantir que todos obtenham a carga horária integral prevista”, afirmou. A estrutura das salas – organização de mesas e cadeiras – também passará por mudanças, disse ela, obedecendo as regras de distanciamento.

De acordo com a diretora, enquanto persistir a pandemia, os alunos pertencentes ao grupo de risco poderão optar pelo regime domiciliar, assistindo às aulas remotas em tempo real.

As mudanças que serão operadas no período de pandemia atingem também o horário de entrada e saída na faculdade, que serão modificados, para garantir um intervalo adequado para a higienização dos ambientes e a não aglomeração nos espaços da instituição.

Só será permitida a entrada na instituição de pessoas usando máscara. Além disso, todos terão a temperatura aferida. Dispensers com álcool em gel foram instalados para que se mantenha a higienização das mãos. Os elevadores e escadas receberam sinalização, indicando o distanciamento ideal. Nos banheiros foram colocadas placas com recomendações para a lavagem correta das mãos.

Na praça de alimentação será permitido somente duas pessoas por mesa. O mesmo vale para as mesas e cabines de estudo instaladas nas bibliotecas.

Tecnologia e capacitação – A Faculdade Santa Teresa está investindo em tecnologia, para ampliar os serviços digitais já ofertados, e reforçando a capacitação de toda a equipe. Na área de limpeza e manutenção, os profissionais passaram por treinamento. Os professores também estão recebendo capacitação, preparando-se para o novo modelo de ensino. O objetivo, nesse caso, é que os docentes possam aprimorar as habilidades no uso dos recursos digitais e pedagógicos.

Os alunos, por sua vez, continuarão tendo acesso, sem custos adicionais, às ferramentas virtuais, como por exemplo, à CPJUR – Centro Preparatório Jurídico, uma das maiores plataformas de ensino do país, com cursos de extensão e de preparação para ingresso no mercado de trabalho.

Acesse aqui o documento do Protocolo de Retorno.