Skip to content

FST sedia workshop sobre e-commerce e neurociência, em programação pelo Dia Internacional da Mulher

A Faculdade Santa Teresa (FST) sedia nesta quarta-feira (08), Dia Internacional da Mulher, o Workshop “Vendas On-line Já”. A programação é organizada pela Associação dos Empresários do Vieiralves (AV). As inscrições estão abertas e são destinadas ao público em geral, como empresários formais e informais, além de acadêmicos dos cursos da FST que empreendem ou desejam ter o próprio negócio.

O workshop acontece às 14 h, no auditório da instituição, na rua Acre, nº 200, no Vieiralves, zona Centro-Sul de Manaus. As inscrições podem ser feitas através do link www.even3.com.br/venda-on-line-ja-315890. Os temas abordados serão e-commerce e neurociência aplicada ao negócio.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação da Faculdade Santa Teresa, professora Joziane Mendes, a expectativa é reunir alunos dos diversos cursos de graduação da instituição que já são empresárias ou que pretendem empreender. “Valores como empreendedorismo e liderança fazem parte do DNA da instituição. Por isso, o Núcleo de Empreendedorismo e Inovação vem realizando inúmeras ações de estímulo nessa direção. As vendas on-line são uma modalidade cada vez mais utilizada pelos diversos empreendimentos. Logo, discutir este tema se mostra extremamente necessário para orientar as participantes sobre como operacionalizar essa ferramenta do comércio e suas eventuais implicações”, explicou a coordenadora.

O e-commerce fechou o ano de 2022 com faturamento de 169,6 bilhões de Reais e deve alcançar, em 2023, movimentação de 185,7 bilhões de Reais no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). O tema será ministrado por Gracy Raittz, que tem vasta experiência na área e é mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit). Possui pós-graduação em Agentes de Inovação e Difusão Tecnológica (Agintec) e em Gestão Ágil de Projetos.

Além do e-commerce, o evento vai debater o tema “Neurociência aplicada ao negócio”, estudo que está sendo cada vez mais utilizado pelas empresas para atrair e manter talentos, estimular vendas a partir da consolidação de marcas com links entre os produtos e emoções geradas nos clientes. A consultora em Negócios & Empreendedorismo, Maria José Alves Normando, é quem irá desenvolver a temática. Ela é especialista em educação, pedagoga e mestre em Educação pela Universidade de Alcalá, na Espanha.

Para a presidente da Associação dos Empresários do Vieiralves (AV), a jornalista e empresária Sônia Yara, a qualificação pode ampliar a presença feminina no mercado, em especial no Amazonas, que possui 645 mil empreendimentos, sendo 193,5 mil comandados por mulheres, o que representa 30% das empresas amazonenses.

“Em 2021, a remuneração média dos homens no Amazonas era R$ 1.879, ou seja, mais de 14% superior à das mulheres, R$1.642. Um dos grandes entraves para a evolução das mulheres na vida profissional é a capacitação, o que afeta drasticamente outros setores, como o pessoal. Quanto menor o ganho, mais difícil a vida. Por isso, a associação está investindo no fornecimento gratuito de capacitação numa área em franca expansão”, explicou a presidente Sônia Yara.

Empreendedorismo feminino

Segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), as mulheres são 50% da população do Brasil e representam 46% dos empreendedores iniciais com negócios de 3 a 5 anos. O órgão aponta que 49% das mulheres empreendedoras são chefes de família e o público feminino corresponde a 48% dos Microempreendedores Individuais (MEIs) registrados no país.

Existem no Brasil 28,6 milhões de empreendedores, sendo que cerca de 9,85 milhões são mulheres, o que representa 34,4% do total de pessoas que empreendem no país.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *