Skip to content

FST ensina IR para comunidade

O prazo da Receita Federal para a entrega da Declaração do IR (Imposto de Renda), ano base 2022m começa na quarta-feira (15). Para orientar contribuintes e profissionais que atuam na área contábil, o Núcleo de Empreendedorismo e Inovação da FST (Faculdade Santa Teresa) promove, nos dias 20 e 21, uma oficina sobre o tema.

A inscrição para a oficina é gratuita e pode ser feita pelo link even3.com.br/oficinadir-fst. Segundo a coordenadora do Núcleo, Joziane Mendes, a proposta da oficina é levar orientação e qualificação ao público externo, atualizando-os sobre os principais pontos de dúvida em relação ao preenchimento da Declaração de Imposto de renda. “A atividade vai ao encontro do cumprimento de responsabilidade social e de extensão universitária da faculdade”, disse.

A oficina será ministrada pela professora do curso de Ciências Contábeis da Santa Teresa e empresária do segmento, Gizelda Santarém. Os estudantes do oitavo período Steven Andrew Matos de Arruda, auxiliar de Contabilidade e Letice Nathália Cardoso Guimarães, assistente fiscal, ajudarão na formação.

Na oficina, Gizelda Santarém diz que os participantes vão ter a oportunidade de sanar as principais dúvidas sobre o preenchimento do IR, como por exemplo, quem é obrigado a enviar o documento, como os MEIs (microempreendedores individuais) devem declarar rendimentos de criptomoeda, entre outras questões.

O prazo para a entrega da Declaração de IR – ano 2022 é até 31 de Maio. Apesar do tempo ser longo, Gizelda orienta aos contribuintes a se anteciparem e enviarem logo nas primeiras semanas o documento. “Dessa forma, evita-se a correria dos últimos dias e a pessoas tem tempo para se organizar e fazer tudo com calma”, afirmou.

Assim como no ano passado, é obrigado a declarar Imposto de Renda quem recebeu rendimentos superiores a R$ 28.559,70 no ano de 2022. Para declarar, o contribuinte deve baixar o aplicativo oficial no site da Receita Federal (receita.economia.gov.br) e preencher os campos com as informações solicitadas.

Despesas com educação, moradia e saúde, além de doações de pensões e previdência privada, podem ser incluídas na declaração para dedução de Imposto de Renda. Não são dedutíveis despesas com pagamentos de cursos de idiomas, dança, esporte, gastos com material escolar, livros e uniforme.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *